terça-feira, 1 de setembro de 2015

História
As terras do Espírito Santo eram habitadas por diversos povos indígenas todas pertencentes ao tronco Tupi; essas tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia, que era um ritual na qual comiam partes de um ser humano, pensando que iriam  com isso ter a força e as virtudes de quem eles estavam comendo.
Na atual região Sul do estado e na Serra do Caparaó as tribos não eram hostis, seus nomes deriva de seu hábito de levar os visitantes para “ouvir o silêncio” na Serra do Castelo. As demais eram os Aimorés e os Goitacás.
Na região norte do Espírito Santo várias tribos ocupavam as regiões do Vale dos rios Cricaré e rio Doce, entre eles Tupinambás, Pataxós, Maxacalis e Botocudos que emigraram de Minas Gerais e ocuparam toda essa região. Estes últimos foram os mais massacrados devido a sua não aceitação de contato com o homem branco.


 O vídeo  conta um pouco da História do Espírito Santo, relacionado aos Índios e te esclarece o texto acima.

Cultura
Os índios Botocudos eram grandes corredores e guerreiros temíveis, foram responsáveis pelo fracasso de capitanias portuguesas. Quando os portugueses chegaram ao Espírito Santo, encontraram vários grupos indígenas que viviam da pesca, coleta e pequena agricultura. Eles eram os que ocupavam maior território e que ofereciam maior resistência ao homem branco.
Em sua maioria, usavam botoques  labiais e auriculares, os botoques eram discos brancos, geralmente feitos com madeira leve da barriguda secadas ao fogo, de diâmetro variável, podendo chegar a até 12 centímetros. Esses acessórios nos lábios e orelhas, davam uma aparência assustadora aos índios, causando estranheza aos homens brancos.
  
 Índios botocudos:


Botoques, esses itens eram característica desses povos

Sociedade Indígena
Hoje, Aracruz é o único município do Espírito Santo que possuem índios aldeados, com duas etnias: Tupiniquim e Guarani. Atualmente são 9 aldeias, distribuídas em: 4 guaranis, 5 tupiniquins.
Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais.
Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
No Estado do Espírito Santo vivem índios do povo Guarani e Tupiniquim. Os últimos, com população mais numerosa, somam 2.625 pessoas, conforme dados da FUNASA (2010). Já os Guarani somam 262 indivíduos e compartilham duas terras indígenas com os Tupiniquim: a TI Tupiniquim e a TI Caieiras Velha II.
As duas terras indígenas encontram-se homologadas. A TI Caieiras Velhas II foi homologada em 2004 com 57 hectares. Já a TI Tupiniquim, homologada em 2010, tem 14.282 hectares de extensão. Esta foi criada a partir da unificação do processo de demarcação de dois territórios, Caieiras Velhas e Pau Brasil, em uma área contínua.
No interior destas terras há três aldeias exclusivamente Guarani: duas localizadas na TI Tupinikim (Tekoa Porã e Mboapy Pindo), e outra na TI Caieiras Velha II (Piraquê-Açú).
Além destas terras com presença Guarani, há ainda uma terceira habitada exclusivamente pelos Tupiniquim e demarcada em 2010, a TI Comboios. Todas as terras indígenas no Espírito Santo estão concentradas no município de Aracruz.
  
Povos Indígenas em Aracruz: Comemoração do Dia do Índio


 Turismo
Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados. São duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são 09 aldeias assim distribuídas: 04 guaranis e 05 tupinikins. A Aldeia Piraqueaçu ,é uma aldeia cenográfica, que foi criada para um filme, já serviu de cenário para clipe musical e hoje recebe turistas de todos os cantos do ES e do mundo. 

O vídeo é do Jornal "Folha Vitória", nele está sendo mostrado a Aldeia de Piraqueaçu que recebe visitas de vários lugares do mundo 


Curiosidades

  • Os índios do Espírito Santo chamavam a suas plantações de milho e mandioca de capixaba e com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
  • Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. 
  • Os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
  • Os Índios não tinham riquezas pessoais. Os bens eram de uso comum entre todos da tribo.
  • As mulheres cuidavam das crianças, preparavam a comida, faziam potes e cestos e cuidavam da lavoura.
  • Os homens dedicavam-se à guerra, caça, pesca, construíam canoas e cabanas e limpavam a mata para a lavoura.


Fontes de pesquisa:

  • http://www.cpisp.org.br/indios/html/uf.aspx?ID=ES
  • http://www.pma.es.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/19/
  • http://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/raizes/noticia/2013/11/como-viviam-os-indios-botocudos-e-quais-eram-seus-costumes-no-es.html
  • http://www.soues.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=1108
  • http://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/blogs/elogoali/2014/05/experienica-uncia-na-aldeia-indigena-em-aracruz/
  •  http://www.maiscuriosidade.com.br/18-curiosidades-sobre-o-estado-do-espirito-santo/
  • http://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/blogs/elogoali/2012/06/aracruz-unico-municipio-capixaba-que-possui-reservas-indigenas/







Nenhum comentário:

Postar um comentário